Meeta Ravindra ​

-India-

A cantora é fundadora do Instituto Filosófico Brasil-Índia Sevashram

 

Meeta vive há 34 anos no Brasil e recebeu, em 1997, uma placa comemorativa do cônsul geral da Índia por seu talento e interesse em promover a música indiana no País, quando do 50.º aniversário da independência indiana.

A cantora é fundadora do Instituto Filosófico Brasil-Índia Sevashram, que tem a finalidade de divulgar a filosofia védica conhecimentos antigos espirituais e científicos, que promovem a união, o equilíbrio e harmonia do corpo, da mente e do espírito. Além disso, Meeta desenvolve inúmeros trabalhos no sentido de disseminar a cultura de seu país, como apresentações, cursos, palestras e workshops sobre mantras, música clássica e cultura indiana.

Meeta Ravindra nasceu na Índia em uma família de médicos tradicionais, em Sevagram, aldeia fundada por Mahatma Gandhi. Ela iniciou sua carreira como cantora aos 5 anos. Por insistência do avô, o pai de Meeta pediu ao maestro e cantor clássico Balvantrao Kale que aceitasse a menina como discípula. Aos 14 anos, ela foi premiada na modalidade de música clássica devocional, no concurso “All Índia Musical Contest”.

Em 1973, quando foi convidada a gravar seu primeiro disco, ela conheceu Ravindra, que residia no Brasil, com quem se casou. Com o citarista Alberto Marsicano e o percussionista e tablista José Eduardo Nazário, Meeta formou um grupo que se apresentou em diversos locais e shows.

Seu trabalho musical inclui, além de mantras e melodias clássicas indianas, um projeto de fusão das culturas, com composições brasileira e arranjos indianos.

Música Indiana 100%
Cantora 100%
Filosofia Védica 99%